Decorando Com estilo #2 - Estilo Industrial


O que é?  O estilo industrial surgiu entre os anos de 1950 e 1970 na cidade de Nova York, a transformação dos espaços que anteriormente haviam abrigado fábricas e velhos galpões em lofts servem como inspiração para esse estilo, com seus espaços amplos, instalações elétricas e vigas aparentes, paredes com tijolos/revestimentos rústicos, pisos de cimento/concreto, as cores cinza e preto, luminárias do tipo usado em indústrias, Iluminação exposta (não embutida – trilhos são muito usados), funcionalidade, simplicidade, madeira desgastada e metais. De forma geral, a ambientação é composta apenas pelo essencial, sem excessos e com linhas fortes e limpas.

Por que funciona? Por celebrar materiais humildes, pode ser tão acessível quanto você precisa que seja. Voltando ao essencial, mostra a bela integração entre a forma pura e função. É despretensioso, confortável, elegante e original.

Segredos do estilo Industrial

Espaço aberto: O estilo industrial teve sua gênese em grandes edifícios cavernosos - armazéns, garagens, galpões - por isso faz sentido ter uma planta aberta como uma marca dele. Tetos altos, salas expansivas que muitas vezes servem funções múltiplas, tais como uma cozinha, sala de jantar e sala de estar todos misturados em um.
Photo by Chris A Dorsey Photography                 
Metal: Se há um material industrial, é o metal. O estanho, o aço, o ferro e o alumínio criam uma sensibilidade limpa, fresca e funcional. Canalização exposta, escadas, bancadas, paredes divisórias são exemplos de onde usar esse material.
Photo by PLACE architect ltd.
Mobiliário funcional: O mobiliário industrial é mínimo e não-absurdo, com linhas fortes e limpas, sem uma sugestão de excesso. Misture novas peças com as recuperadas, dar um novo propósito a um objeto é central a este estilo: caixas de madeira transformados em mesas, armários velhos usados como armazenamento, escadas transformadas em prateleiras, etc, o estilo industrial apaga a linha entre o lixo e tesouro.
By The Lettered Cottage
Cores neutras: Quando você pensa em um esquema de cores industrial, você provavelmente imagina cinza, cinza e cinza, com um pouco de preto e branco jogado. E enquanto é verdade que a gama de cores neste estilo tende a ser mais estreita do que em outros, há espaço de mexer na paleta - contanto que você não exagere.
Photo by Falken Reynolds Interiors
Arquitetura em exibição: Arquitetonicamente falando, uma casa industrial não deixa nada à imaginação. A infraestrutura é muitas vezes em plena exibição, até a canalização. As paredes inacabadas, as janelas nuas e as vigas expostas mostram o esqueleto estrutural que prende o espaço junto.
Photo by Astor Windows and Doors
Revestimento com aspecto de desgaste pelo tempo: Tijolo à vista ou de demolição (como se o reboco tivesse sido removido), paredes descascadas, desgastadas e revestimentos de aspecto usado, trazer esse aspecto de detonado propositalmente para o revestimento é uma grande característica desse estilo.
Photo by Bennett Frank McCarthy Architects, Inc.                                   

Piso Básico: Os assoalhos de concreto são uma grande característica do estilo industrial, sendo ele polido ou não. Mas também podem ser de madeira (de preferência mostrando sua idade), epóxi, ou até mesmo de borracha. 
 Photo by Pangaea Interior Design, Portland, OR
O estilo industrial está super em alta e recriar as características dessa decoração em um apartamento simples, sem as grandes características, como um pé direito duplo por exemplo, pode ser uma tarefa difícil, mas se ainda assim esse é o seu estilo preferido a dica é tentar deixar os ambientes mais integrados possível, deixando a estrutura a mostra, usando muito concreto e tijolinhos aparentes.   



                                                   

Joyce Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram